Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Recuperar XML

Olá, pessoal!

bom dia!

Frequentemente ouço relatos de colegas contadores sobre a dificuldade que alguns contribuintes enfrentam para obtenção dos arquivos "XML" das Notas Fiscais Eletrônicas - NF-e.

As reclamações são parecidas, pois alegam que vários fornecedores não disponibilizam o arquivo eletrônico, que é a própria nota fiscal, dificultando a vida dos contadores, especialmente em tempos de SPED FISCAL, já que há necessidade de escriturar as notas de entrada com os respectivos itens.

É obrigação do emitente da NF-e disponibilizar o documento fiscal eletrônico, no caso o arquivo no formato "XML", para os adquirentes, logo, estes devem continuar exigindo daqueles, principalmente pela necessidade de arquivamento do documento fiscal pelo prazo decadencial/prescricional.

Alguns aplicativos de escrita fiscal já importam as informações da NF-e diretamente do Portal Nacional, todavia, para facilitar o trabalho dos colegas que não utilizam tais aplicativos estou disponibilizando um pequeno utilitário desenvolvido pela Confirp Sul Consultoria Contábil Ltda e postada no Fórum oficial do Projeto ACBr.

Vale lembrar que este utilitário não recupera o XML original assinado e autorizado, ou seja, NÃO RECUPERA A NOTA FISCAL ELETRÔNICA em si, apenas, um arquivo XML contendo os dados da NF-e que serve para importação, tanto pelo contabilista, em seu aplicativo de escrita fiscal, quanto pelo contribuinte, em seu aplicativo de controle de estoque.

Caso alguém tenha interesse, obtenha-o clicando aqui.

Abraços.

18 comentários:

  1. Olá, gostaria de agradecer sua atenção em nos deixar informado em relação as mudanças que tem ocorrido na àrea fiscal e contábil.

    Meus sinceros agradecimentos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lucineide!

    Não há motivo para agradecer, mas, é gratificante saber que o conteúdo postado no blog tem despertado o interesse e, principalmente, ajudado aos colegas a melhorar o entendimento dos assuntos aqui discutidos.

    Kleberson

    ResponderExcluir
  3. Prezado Kleberson,

    Agradecemos a divulgação do Recupera XML,se precisar de mais algumas informações ou ou qualquer dúvida a respeito do mesmo ou Sped Fiscal entre em contato conosco:
    jeffer.silva@confirp.com

    Att. Jeffer - IDC
    Confirp Sul Consultoria Contábil Ltda
    11 5078-3059

    ResponderExcluir
  4. Caro Jeffer, boa tarde!

    É uma grande satisfação fazer a divulgação de ferramenta tão útil e bem elaborada.

    Na verdade, eu e os frequentadores deste blog é que agradecemos pelo desenvolvimento e disponibilização gratuita do aplicativo.

    Um abraço,

    Kleberson

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE, KLEBERSON.
    ESTOU COM UMA EMPRESA QUE FOI ABERTA COM INTUITO DE VENDER MOTOCICLETAS HA PELO MENOS 2 ANOS. POREM NAO TIVEMOS MOVIMENTO E ACABAMOS DE DESISTIR DE FUNCIONAR ALGUMA COISA. SAO INFORMADOS DAC, E SPED 04/2011 P CA.POR NAO ESTA SENDO MOVIMENTADA A INSC.EST.; FOI CANCELADA SOU OBRIGADO MESMO ASSIM ENVIAR O SPED ? AGUARDO UMA RESP..BRIGADO

    ResponderExcluir
  6. KLEBERSON OUTRA COISA, NO MES DE MAR/2011 TIVE QUE ENTREGAR O SPED DE 2 EMPRESAS SEM MOVIEMNTO UMA DELAS DE(BA),ENTAO VI EM SUA RESP. NO COMENTARIO ANTERIOR QUE AINDA NAO É OFICIAL MAIS POSSO RETIFICAR O MES DE MAR/11 PARA COM MOVIMENTO POIS NO DIA TIVE PROBLEMAS COM INFORMAÇOES DO SISTEMA E NAO CONSEG GERAR O ARQ PARA ENTREGA. ACABEI NAO RETIF NA 1º OPROTUNIDADE. POSSO ENTREGAR ENTAO ATE 30/09/2011,INCLUSIVE NA VERS 2.0.20(ATUAL) ?

    ResponderExcluir
  7. ANÔNIMO, boa noite!

    Em minha opinião, a inscrição estadual em situação diferente de "ATIVA" o desobriga da escrituração fiscal (seja ela tradicional ou digital) a partir da data de desativação. Porém, para produzir os efeitos legais, sugiro que formule um processo de consulta, nos termos dos artigos 931 a 946 do RICMS/AL.
    Além disso, acho que há um equívoco quando você afirma que a inscrição estadual foi "CANCELADA", visto que a inatividade excessiva coloca a inscrição na condição de "INAPTA". Se a empresa desistiu de operar deve solicitar a BAIXA da inscrição.
    Quanto à retificação, os contribuintes ALAGOANOS podem fazê-la, sem penalidades e sem necessidade de autorização da Sefaz/AL, até 30/09/2011. Como é de conhecimento geral, a retificação sempre é preparada na versão vigente do PVA-EFD, mesmo que tenha havido modificação na versão do leiaute do arquivo (o que não é o caso). Vale ressaltar que, no momento, pode-se utilizar tanto a versão 2.0.18 quanto a 2.0.20,

    Kleberson

    ResponderExcluir
  8. Ola... porque não consigo, da mensagem de erro. alguem pode me ajudar?
    Michele

    ResponderExcluir
  9. Kleberson,

    Quem desenvolveu esta ferramenta foi o projeto ACBr. A empresa Confirp apenas utilizou o exemplo postado pelo ACBr e disponibilizou uma nova versão.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Kleberson,

    Quando utilizo o software para recuperarXML informando uma chanfe que está "VALIDA" na SEFAZ o mesmo me retorna o arquivo correto do XML. Porém, quando preciso recuperar um arquivo XML para uma chanfe "CANCELADA" na SEFAZ me traz o seguinte erro na tela:
    "is not valid floating point value.

    Poderia me ajudar nesta situação.

    Desde já agradeço,

    Att.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  11. BOM DIA,

    ESTE RECURSO AINDA ESTÁ SENDO UTILIZADO? POIS NÃO ESTOU CONSEGUINDO PROCESSAR A NOTA FISCAL.

    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Amigos.

    Sabemos que a Sefaz bloqueou seu site evitando que software pegem essas informações e transforme em XML. Transformando os campos e imagens.

    O aplicativo chamado GDanFe faz a recuperação do XML, SEFAZ por SEFAZ, vale a pena conferir.

    http://www.superdownloads.com.br/download/167/nf-gratis/

    ResponderExcluir
  13. Caros colegas,

    Tenho utilizado o Auxílio NF-e, muito funcional e prático.

    Deixo link abaixo para quem quiser conferir.

    http://www.auxilionfe.com/baixar_xml_nf-e_3.html

    ResponderExcluir
  14. Seria possivel a empresa recuperar os arquivos xml's emitidos por seus fornecedores diretamente com a sefaz?

    ResponderExcluir
  15. Alfredo, obrigado por indicar o Auxílio NF-e. Muito prático. Com ele estou baixando XML com validade jurídica, ele ainda possui opção para baixar em lote.

    ResponderExcluir
  16. Erro nota fiscal não autorizado para uso. Ao tentar abrir o arquivo essa mensagem é ativada vcs podem nos ajudar?

    ResponderExcluir
  17. O sistema RecuperarXML agora é atualizado neste site: http://recuperarxml.wix.com/recuperarxml

    ResponderExcluir
  18. O Fiscontrole oferece a ferramenta tecnológica adequada para viabilizar informações rápidas e seguras, pois todos os processos são em tempo real, deixando a empresa com alto poder de informação fiscal. É possível criar interfaces flexíveis para a troca de informação com qualquer solução de gestão empresarial além de armazenar todos os documentos fiscais nos computadores da sua empresa, atendendo a legislação vigente. Por fim, possui toda a praticidade e interatividade de um software moderno, online, com baixo custo, segurança, objetividade, agilidade e atualizações constantes.

    Com o Fiscontrole a empresa pode :

    Viabiliza controle rígido de todas as notas fiscais de entrada emitidas contra o CNPJ da empresa através de filtro direto com a SEFAZ;
    Armazenamento dos arquivos fiscais em conformidade com a lei;
    Integração com qualquer ERP;
    Otimização do processo financeiro/contábil, uma vez que dispensa a espera de informações provenientes de fornecedores (e-mails, chaves de acesso);
    Sistema 100% web, não requer instalação, sem limite de máquinas e usuários
    Disponibilidade de visualização da DANFE, assim que emitida contra o CNPJ;
    Auxílio no controle de atraso da chegada das NF’S – evitando problemas com atrasos, protestos e com a contabilidade;
    Barreira contra possíveis fraudes;
    Manifestação do destinatário automática;
    Consulta da autenticidade da nota fiscal diretamente na SEFAZ;
    Envio de XML automático para os clientes;
    Importações de livros fiscais para conferência;
    Listagem de itens sem precisar abrir o DANFE;
    Totalizador de valores acumulados por CFOP a cada nota fiscal e registros completos.
    Acessos simultâneos ilimitados;
    Validação tempo real – informando quais erros básicos o fornecedor cometeu na emissão, possibilitando a solicitação de cancelamento ou carta de correção.

    ResponderExcluir