Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Novidades e FELIZ 2011!!!

Olá, pessoal!

Boa tarde!

Estive um pouco afastado do blog nos últimos 30 dias, em parte, devido ao excesso de atividades, como também pelo desejo de só voltar a postar quando tivesse BOAS NOVAS...

Mas, vamos nos atualizar um pouquinho...

- A versão atual do PVA, recém-saída do "forno", é denominada 2.0.11. A principal alteração da versão está relacionada ao cálculo dos valores informados como "dedução do imposto" por meio dos registros C197;
- Já estamos na versão 2.0.3 do Guia Prático da EFD;

Dito isto, vamos tratar de notícias mais quentes...

Diariamente faço uma avaliação do andamento do projeto SPED FISCAL. Não só pela ótica da Sefaz, mas, especialmente, olhando como contabilista. As dificuldades são grandes e os desafios maiores ainda.

Assim, propus à cúpula da Sefaz algumas alterações na legislação do SPED FISCAL e, dentre elas, a dilatação do prazo para que os arquivos EFD entregues com informações incorretas pudessem ser retificados sem necessidade de autorização, como também, dispensando-os de penalidades. 

Como de costume, demonstrando enorme sensibilidade aos anseios dos contribuintes e contabilistas, o Secretário Maurício Toledo e a Secretária-adjunta Adaída Barros apoiaram a proposta e autorizaram a alteração da IN SEF 19/2009, mais especificamente nos seguintes tópicos:

- Dispensar do preenchimento do BLOCO G (CIAP) aqueles contribuintes que não se utilizam de créditos oriundos do Ativo Permanente;
- Corrigir distorções que desestimulavam a adesão voluntária ao SPED FISCAL no meio do exercício, visto que a legislação determinava a retroatividade ao mês de janeiro do ano do pedido;
- Publicar oficialmente a primeira versão da Tabela de Ajustes e Informações Provenientes de Documento Fiscal, a ser utilizada para preenchimento dos registros C197, a partir de 2011;
- Permitir que EFD retificadoras sejam transmitidas, SEM NECESSIDADE DE AUTORIZAÇÃO (PROCESSO), até 28/02/2011;
- Garantir a NÃO INCIDÊNCIA DE PENALIDADES em função de EFD retificadoras transmitidas até 28/02/2011.

Hoje, exatamente um ano após a criação e primeira postagem neste blog, aproveito também para agradecê-los por frequentarem-no, pela paciência para ler meus artigos e pelas dúvidas enviadas, as quais sempre me fazem aprender um pouco mais.

Agradeço também pelas quase 7.000 visualizações de páginas neste primeiro ano de existência. A certeza de que há pessoas interessadas no assunto renova minha disposição em manter este canal ativo. Espero, de agora em diante, conseguir mais tempo para dedicar a esta importante ferramenta de divulgação de novidades e conhecimento.

Um agradecimento especial aos 20 "seguidores" do blog, que sempre estão atentos aos artigos, bem como àqueles que me convidaram para participar de eventos na UFAL (Profa. Márcia), UNEAL (Profa. Ilda Elizabeth, Profa. Nadja Lúcia e a colega Neuzete), FITS (Profa. Elyrouse e Profa. Alexandra), CESMAC (Eronildo), SEBRAE, CENAGRO (Vera Lúcia, Sérgio e Jadeilson), SINDICOMBUSTÍVEIS (Tito), ASCONTAL (Jordão), CRC/AL (Jeovanes e Carlos Henrique). É sempre um prazer atendê-los.

E finalmente, desejo um ANO NOVO repleto de PAZ, SAÚDE, SUCESSO, PROSPERIDADE, AMOR, COMPREENSÃO, FRATERNIDADE, IGUALDADE, JUSTIÇA , OPORTUNIDADES e FELICIDADES para todos vocês, seus familiares, amigos e aos que fazem parte do seu cotidiano.

Um grande abraço.

Kleberson
P.S.: Su, meu amor, eis mais um texto para você corrigir.... quem mandou casar com um semi-analfabeto... rsrsrs
(18/01/2011)... correção... agora, agradeço aos 22 seguidores do blog.

5 comentários:

  1. OI KLEBERSON, FELIZ 2001 PARA VOCÊS E SUA FAMÍLIA.
    GOSTARIA DE SABER QUANTO AO CONTRIBUINTE QUE NÃO ENVIOU NENHUM MÊS REF AO SPED ANO CALENDÁRIO 2010. QUAL O PROCEDIMENTO E AS PENALIDADES ENVIANDO AGORA EM JANEIRO/2011?

    MARIO

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr. kleberson, feliz 2011 para o Sr. e toda a tua família, que seja de muitas realizações.
    É bom saber que temos pessoas como o Sr. que nos orienta sempre, muito obrigada por semrpe responder nossas inquietações.

    Marcia Jean

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mário!

    Os contribuintes que não enviaram arquivos EFD devem procurar fazê-lo o mais rapidamente possível, visto que em breve teremos inativações de estabelecimentos em função dessa omissão, tal como já ocorre com DAC e SINTEGRA.
    Quanto às penalidades, por favor, consulte, no arquivo do blog um artigo datado de 05 de janeiro de 2010.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Márcia!

    Agradeço os votos e as palavras gentis. Espero em 2011 continuar merecendo o reconhecimento dos colegas contabilistas.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que, tornar inaptas, as empresas que lutam para proceder com a entrega da EFD, só gerar tumulto e desconfortos....Todas as empresas que hoje lutam para entregar a EFD, e ainda não o fizeram, não foi por simples desleixo ou irreponsabilidades, mas sim, dificuldades!!!!!! Todos queremos estar quites com a entregas das obrigações acessórias, a qualidade e quantidade de informações contidas nos banco de dados é que impossibilitam a eficiência nos trabalhos. Um exemplo simples, são as empresas que até julho/2011 emitiam notas fiscais manuais e estão obrigadas a fazer o sped fiscal desde 01/01/2010.....estas só conseguirão fazer a EFD, a partir da emissão da NFE que é quando existem informações para suprir o validador da EFD....mais paciência, anistia de multas de entregas fora do prazo, e na retificação devem ser avaliadas com mais apreço pelo gestores da aplicação da EFD no estado. Existem várias empresas que hoje recolhem fielmente seus impostos aos cofres do estado, e estão inadimplentes na entrega da EFD, e lutam para assim o fazer o mais rápido que puder, tornar inapta uma empresa por conta dessa deficiência, só irá causar transtornos e diminuir a arrecadação do estado, pois não poderão realizar suas vendas para custear suas despesas e recolher seus impostos mensalmente!!!!!

    ResponderExcluir