Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Iniciando na EFD

Olá, pessoal!


Depois de alguns dias só respondendo mensagens sobre a EFD, estou voltando a postar textos sobre o assunto aqui no Blog.

Apesar de ter sido instituída pelo Convênio ICMS 143/2006, a EFD só começou a tomar corpo em 2008, com a publicação do ATO COTEPE/ICMS 09/2008, que revogou completamente o ATO COTEPE/ICMS 11/2007, e instituiu o leiaute que entrou em vigor no dia 01/01/2009.

Desde então, muitos colegas contadores e profissionais de tecnologia da informação têm perdido muitas noites de sono na tentativa de implementar modelos e adequar seus sistemas informatizados.

Em linhas gerais, e numa definição simplista, a EFD é apenas a mudança na forma de escrituração, deixando o meio "papel" para o meio "digital". Porém, para escriturar no modelo da EFD, muitas outras informações serão exigidas, além daquelas usualmente requeridas na escrituração tradicional.

Assim, como quase tudo na vida, afirmo que é necessário esforço e dedicação, caso tenhamos em mente que desejamos realmente dominar este novo padrão de escrituração fiscal. E aqui vai um conselho, baseado em minha própria experiência: não se aprende EFD da noite para o dia e, muito menos, sem gastar várias horas de leitura.

Quando falo em leitura, quero dizer: Guia prático da EFD, blogs, fóruns de discussão, artigos etc. Vale tudo, mas, obviamente, há de se aplicar um senso crítico, evitando acreditar em qualquer coisa que esteja escrita, principalmente na internet (a exemplo desse blog!).

E aqui vai outro conselho: quando houver dúvida, não se intimide, PERGUNTE. As Secretarias de Fazenda colocaram à disposição de todos nós, endereços eletrônicos para esclarecimento de dúvidas. Mas, lembrem-se que para termos dúvidas é preciso tentar obter algum conhecimento sobre o assunto, senão, não saberemos nem o que perguntar e, ninguém consegue ajudar a quem não quer ser ajudado.

Um dos meus projetos para este ano é desenvolver vídeo-aulas sobre a EFD e postá-las neste blog. Acredito que vai ajudá-los muito no aprendizado e no entendimento do assunto. Espero iniciar já em fevereiro.

Enquanto isso, vou enumerar alguns textos que devem ser lidos para conseguir um certo embasamento:


Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário