Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

ALAGOAS - Retificação de EFD... Novidades!!!

Olá, pessoal!

Boa noite!

Em mais uma inequívoca demonstração de percepção das dificuldades enfrentadas por contribuintes, desenvolvedores e contabilistas alagoanos neste momento de implantação do SPED FISCAL, a Secretária Adjunta da Fazenda, Adaída Barros, concordou em prorrogar o prazo para retificação de arquivos EFD com dispensa de autorização e multa.

A minuta, com a alteração nos parágrafos 4º e 5º do artigo 13 da IN SEF 19/2009, já está na Diretoria de Tributação para providências relativas à publicação no DOE/AL.

A nova data ficou estipulada para 30 de junho de 2011.

Agora é só aguardar a publicação...

Abraços.

7 comentários:

  1. Acho que esse novo prazo ainda será pouco, pois as dificuldades que temos visto nas empresas, não são apenas a questão do cadastro dos produtos e nem os erros nos lançamentos das notas de entrada ou de sida (é certo que este tipo de despreparo é grande entre os contribuintes, pois falta mão de obra com esse conhecimento), mais vemos também, muito desprepara com relação ao entendimento dos desenvolvedores de sistemas, não com relação as regras de validação dos arquivos gerados pelos seus sistemas, mas sim com relação as regras fiscais, atribuindo totalmente essa responsabilidade ao contribuinte e os contribuintes aos seus contadores.
    Gerar um arquivo SPED para ser validado e transmitido, qualquer programador MÉDIO pode fazer, agora será que as informações que estão sendo transmitidas nesses arquivos retratam de fato as informações que o contribuinte deseja transmitir.
    E mais, o despreparo técnico de muitos contadores (não todos) com relação as novas tecnologias e que não sabem nem por onde começar a conferir as informações contidas nos arquivos a serem transmitidos, isto é insistem em não evoluir e estão perdendo o bonde.
    Por isso concluo: Esse prazo ainda é pouco.

    João Bosco
    jbdebarros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, João Bosco!

    Bom dia!

    Seus argumentos são verdadeiros, mas, infelizmente é um problema que teremos de superar. Concordo que esses 60 dias adicionais não resolverão completamente a questão dos arquivos enviados e repletos de erros, mas, para alguns (espero que muitos) casos, será suficiente.
    Por curiosidade, qual prazo você entende ser suficiente?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Kleberson,

    Este novo prazo (30 de junho/2011) já foi publicado no Diário Oficial... Caso seja negativa sua resposta, mesmo assim posso considerar que temos este novo prazo realmente?

    Antecipadamente agradeço sua atenção.

    Fábio Silva
    fabio.silva_123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Fábio, boa noite!

    Nos últimos dias não tenho acompanhado o DOE/AL, mas, acredito que ainda não houve a publicação, visto que a Diretoria de Tributação estava incluindo outros pontos na alteração da IN SEF 19/2009 (adequação ao Protocolo ICMS 03/2011), contudo, eu considero que é um fato irreversível, tanto que deixei liberada a recepção de EFD retificadoras no ambiente nacional do SPED (SERPRO/RFB).

    Kleberson

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,

    Ok Kleberson, obrigado pela atenção...

    Fábio Silva
    fabio.silva_123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Kleberson,

    Sabe informar se houve a publicação do novo prazo para envio do Bloco G (CIAP) (30/06/2011)?

    Desde já, agradeço a atenção.

    Fábio Silva
    fabio.silva_123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia!

    Gostaria de saber onde faço a denuncia espontanea.

    ResponderExcluir