Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

SPED FISCAL - NOVO PRAZO!!!!

Olá, pessoal!

Bom dia!

Por questões de sigilo profissional não pude antecipar nada, mas, hoje, com a publicação da IN SEF 21/2010, já posso "espalhar" as boas novas: a data de início da obrigatoriedade da EFD para os estabelecimentos listados no Anexo II da IN SEF 46/2008 foi alterado para 01 de julho de 2010.

Atendendo aos anseios da grande maioria dos empresários e contabilistas, o Secretário da Fazenda, Maurício Toledo, determinou o estabelecimento de novo prazo para início da obrigatoriedade em 2010.

Aqueles estabelecimentos que tinham a obrigatoriedade da EFD iniciada em 01/01/2010 passam a estar obrigados a partir de 01/07/2010. Desta forma, estes estabelecimentos continuam com sua escrituração fiscal tradicional, manual ou PED, durante o primeiro semestre de 2010, passando à EFD a partir de julho deste ano.

Há de se ressaltar que os estabelecimentos que desejarem manter a data de início da obrigatoriedade em 01/01/2010 deverão comunicar sua opção à Diretoria de Planejamento da Ação Fiscal da Sefaz/AL, via processo administrativo devidamente protocolizado, dentro de 30 (trinta) dias, contados a partir de hoje.

Abraços.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Jornada de Atualização Tributária

Olá, pessoal!

Boa noite! De volta à ativa no blog, quero registrar a participação da Sefaz/AL na Jornada de Atualização Tributária, que está acontecendo na cidade de Arapiraca desde 10/05, prosseguindo até hoje.

Apresentamos o tema SPED FISCAL e, infelizmente, o tempo disponível não foi suficiente para vermos algumas questões com maiores detalhes. Todavia, o SEBRAE sinalizou o interesse de promover um curso naquela cidade.

Espero que possamos conciliar as agendas e os interesses para a realização deste novo evento, preferencialmente até o início do mês de junho, possibilitando esclarecer dúvidas dos contabilistas arapiraquenses antes de 30/06/2010, prazo estipulado pela IN SEF 19/2009 para que os obrigados à EFD desde 01/01/2010 transmitam os arquivos referentes aos cinco primeiros meses deste ano.

Para aqueles que estavam presentes, como também para os que não puderam comparecer, estou disponibilizando o material apresentado. Para obtê-lo clique aqui.

Abraços.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

PVA-EFD 2.0.5 disponibilizado

Olá, pessoal!

Bom dia!

Por questões relacionadas ao trabalho estive um pouco distante do blog, mas, como já havia antecipado, neste período foi disponibilizada a nova versão do PVA-EFD. Para obtê-la clique aqui.

Abraços.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

PVA-EFD versão 2.0.5

Olá, pessoal!

Boa noite!

Recebi agora há pouco a informação, vinda da RFB, de que uma nova versão do PVA-EFD está pronta para ser liberada, denominada 2.0.5.

A versão 2.0.4 teve que ser atualizada em função da não detecção de erros de estrutura, o que ocasionava "erros internos no sistema".

A atual versão poderá ser utilizada até 06/05/2010.

Abraços.

Apresentação SPED Fiscal

Olá, pessoal!

Boa tarde! Desde o início de abril, temos participado de algumas palestras sobre o SPED FISCAL organizadas pelo CRC/AL.

Para fins de divulgação, em todas elas tenho deixado o conteúdo apresentado, todavia, algumas pessoas não receberam o arquivo.

Assim, para aqueles que não receberam o material, estou disponibilizando-o no blog. Para obtê-lo, clique aqui.

Abraços.